Equipe de Logística: Guia definitivo para montar uma equipe campeã

Equipe de logística
10 minutos para ler
Compartilhe:

Um dos segredos do sucesso logístico é o trabalho em equipe. Quando os processos são bem setorizados e executados por pessoas qualificadas, a empresa consegue enxugar seus custos e potencializar os resultados.

Receita perfeita para ter sucesso e bom faturamento.

Se você trabalha neste setor ou é responsável pela formação de times na sua empresa, pode apostar: uma boa equipe de logística é capaz de ser um diferencial competitivo forte para o negócio.

Contudo, para montá-la, é preciso conhecimento. É isso que queremos compartilhar com você a partir de agora.

Prepare-se para descobrir como montar uma equipe de logística e quais são os critérios que devem ser analisados no recrutamento de profissionais.

Boa leitura!

O que faz uma equipe de logística?

Uma equipe de logística se divide em diferentes funções, mas tem como objetivo principal manter a cadeia de suprimentos da empresa em funcionamento.

A cadeia de suprimentos é um conceito que engloba todos os processos envolvidos no ciclo de vida de um bem. 

Ela engloba desde a matéria-prima utilizada na fabricação até o momento em que o cliente final obtém o produto. 

Cada empresa lida com a cadeia de suprimentos de forma proporcional à sua estrutura e finalidade. 

Contudo, boa parte dela envolve os processos logísticos

Veja uma pequena lista:

  • Compra de matéria-prima/produtos para estoque;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Controle do fluxo de entregas;
  • Transporte.

Olhando para essa lista já fica claro que existem cargos bem variados dentro de uma empresa de logística. Podemos dividi-los em 2 grandes grupos, a operação e a gestão. 

Na operação entram desde estoquistas até motoristas de empilhadeira. Na gestão existem cargos como comprador de insumos, gerente de estoque, analista de logística, diretor de supply-chain dentre outros. 

As tarefas de cada um divergem, mas são orientadas para o mesmo objetivo: manter a cadeia de suprimentos rodando. 

Ao mesmo tempo, é comum que as empresas analisem seus processos e resultados para que seja possível melhorar cada vez mais.

Como montar uma equipe de logística?

Chegou a hora de compartilhar 7 pontos que você precisa refletir para ter sucesso na seleção dos profissionais. 

Anote e aproveite para pensar como cada um deles pode ser aplicado na sua rotina. 

1. Seja estratégico na escolha

Para fazer boas escolhas, você precisa estar munido de informações como:

  • Verba de contratação;
  • Valores salariais;
  • Quantidade de vagas preenchidas;
  • Conhecimento sobre a filosofia;
  • Visão e valores.

Tudo isso é importante para um bom recrutamento. 

Imagine a seguinte situação: você encontra um profissional sênior talentoso e o contrata por um valor alto, capaz de pagar 2 profissionais de nível júnior. 

Alguns meses depois, você percebe que o novo funcionário está sobrecarregado e bastante descontente com a empresa, inclusive pensando em sair caso não seja concedido a ele um bom aumento.

Percebe o erro? Por mais que o funcionário sênior seja talentoso, ele é um só. 

A empresa tentou compensar volume de demanda com experiência de cargo, sem levar em conta o tempo necessário para as tarefas. Seria muito melhor investir em dois funcionários mais novos e qualificá-los internamente.

Esse é o tipo de erro que você deve evitar ao montar uma equipe logística, e a melhor forma para isso é se munindo das principais informações sobre os cargos, as tarefas, valores etc. 

2. Busque profissionais especializados

Certos cargos logísticos exigem mão de obra especializada. Eles estão presentes tanto na operação quanto na gestão. 

Na hora do recrutamento, não deixe de levar em consideração essas exigências para o cargo.

Não cometa erros simples, como contratar motorista de caminhão que não possui habilitação do tipo C e fique atento às especializações mais complexas, como as exigidas para gestão de supply chain ou manejo de ferramentas digitais. 

Sempre que possível, peça certificados e diplomas durante as entrevistas para confirmar a veracidade das informações que os candidatos colocam em seus currículos. 

3. Se o profissional não chega pronto, ajude na capacitação

Vamos ser sinceros: nem sempre sua empresa tem verba para contratar grandes talentos nem funcionários especializados. 

Neste caso, a melhor saída é capacitá-los “em casa”. 

Se esta é a realidade que você está vivendo na hora de contratar uma equipe logística, pense que investir em treinamento pode ser uma opção para elevar a qualidade da equipe sem precisar de muito investimento para contratação. 

Para oferecer bons treinamentos, é importante conversar com os gestores de equipe, que devem lhe auxiliar na identificação das principais necessidades do time. 

4. Avalie os KPIs de logística

Caso você não esteja formando a equipe de logística, mas sim pensando em como otimizá-la, fique de olho nos KPÌs. 

Eles são os principais indicadores de desempenho do setor e servem como base para tomar decisões corretas, seja para contratar mais pessoas, fazer desligamentos ou promover colaboradores.

Saiba mais sobre os KPIs de logística!

5. Nunca se esqueça da cultura organizacional

A cultura da empresa, sua missão e seus valores devem ser levados em consideração na hora de formar a equipe de logística. 

Uma empresa de sucesso sempre busca trazer para dentro de seu quadro de funcionários pessoas que partilham de visões semelhantes às dela. 

Afinal de contas, isso é parte da sintonia que constrói um bom relacionamento corporativo (e tudo isso fortalece a retenção e valorização dos funcionários).

catálogo equipacenter 2023

Tenha isso em mente na hora de contratar funcionários para logística. 

É bem importante que você realize algumas conversas e monitore o engajamento dos novos colaboradores dentro da filosofia da empresa. 

6. Exerça uma boa liderança

Seja líder, não seja chefe. 

Seja colaborativo, escute as pessoas, fique atento às necessidades e, principalmente, crie um ambiente de ordem e respeito. 

Tudo isso são fatores que contribuem para exercer uma boa postura de liderança, que é indispensável para unir a equipe e controlar bem as tarefas. 

Quando a liderança é fraca, os funcionários podem se desmotivar, problemas de clima organizacional podem surgir e todo o sucesso do setor fica ameaçado. Portanto, busque ser uma liderança inspiradora.

Se este é seu desejo, existem muitos livros de logística que falam sobre liderança que oferecem conhecimento de sobra para desenvolver as habilidades de gestão. 

7. Fique atento com as metas

Se as metas são muito ousadas, as chances de cumpri-las são menores. E quanto menos vezes elas forem cumpridas, maiores são os riscos para você e seu time.

Lembre do velho ditado “quem é visto não é lembrado”. 

Se suas metas não são tangíveis, seu time nunca receberá as congratulações dos diretores e ficará marcado como uma equipe que não dá resultado, mesmo que isso não seja verdade.

Uma boa dica para construir suas metas é utilizar a metodologia SMART. Ela leva em consideração fatores importantes, como tempo, relevância e complexidade e te ajuda a calibrar a definição de objetivos no setor logístico.

3 características para uma equipe de logística

características para uma equipe de logística

Agora que você já sabe como montar uma equipe de logística, vamos falar sobre qualidades importantes dos candidatos que devem ser valorizadas no seu processo seletivo. 

1. Trabalho em equipe e resolução de conflitos

Os profissionais devem saber como resolver pendências da rotina sem que isso gere conflitos e atritos.

Tudo isso fica mais fácil quando eles possuem um perfil colaborativo e demonstram potencial para trabalhar em equipe. 

Essas duas características são essenciais para que seu time consiga focar nas tarefas sem perder tanto tempo com conflitos que travam a operação. 

2. Conhecimento de processos

O ciclo de processos varia de empresa para empresa. Porém, alguns deles apenas mudam um pouco. Vamos pegar a reposição de estoque como exemplo. 

A tarefa pode ser executada com diferentes ferramentas ou ordens de organização distintas, mas a destreza para executar essas tarefas não vai variar tanto entre as empresas.

Por isso, fique de olho se os candidatos possuem experiência adequada para a vaga.

3. Foco e resiliência

Trabalhar com metas é algo complicado e que exige preparo e inteligência emocional. 

Uma boa equipe de logística deve ser composta por funcionários que estão alinhados com os objetivos de seu setor.

A resiliência, por sua vez, é fator importante para encarar adversidades, como gargalos na cadeia de produção, e também para o próprio desenvolvimento profissional do colaborador. 

5 dicas para aumentar a produtividade de sua equipe

Nós já falamos indiretamente de alguns fatores que elevam a produtividade da equipe, como o uso de KPIs, o fornecimento de capacitação e a as boas práticas de liderança.

Porém, vamos listar mais alguns deles a seguir:

1. Processos claros

Ter processos bem desenhados e que sejam compreensíveis para todos os integrantes do time ajuda na execução das tarefas e na construção de resultados consistentes.

2. Boa comunicação

Comunicação é fundamental para que as equipes esclareçam dúvidas e reconheçam as tarefas e a hierarquia de cada função. 

3. Uso de tecnologia

Existem diversos softwares e sistemas operacionais que contribuem para a rotina das equipes de logística. Utilizá-los pode reduzir custos e aumentar a produtividade.

4. Feedback

Feedbacks são momentos onde o gestor pode compartilhar aprendizados, motivar pessoas e corrigir atitudes. 

Eles contribuem para que o desenvolvimento dos colaboradores seja feito de forma transparente e progressivo.

5. Cuide do relacionamento

Seu papel como líder é ajudar na manutenção de um ambiente organizacional saudável. Porém, é possível estreitar os laços dentro do ambiente de trabalho e criar uma sensação de pertencimento à equipe. 

Para atingir esse patamar, é preciso estar atento ao relacionamento. 

Isso inclui desde simples atitudes, como se manter disponível aos funcionários até ações estratégicas, como comemorar resultados coletivamente. 

Vantagens de ter uma boa equipe

Construindo uma equipe produtiva, qualificada e que dá resultados, todo mundo sai ganhando. 

Os diretores e proprietários da empresa irão comemorar os bons resultados e a excelente relação custo-benefício do trabalho da equipe de logística. 

Como resultado, é natural que surjam aumentos, bonificações e promoções de cargos. 

Além desses benefícios, trabalhar em uma boa equipe é uma forma de capacitar pessoas para desafios maiores, onde elas poderão mostrar tudo que aprenderam para outras empresas do mercado de trabalho.

Junto a tudo isso, ter um time sólido, confiável e que mantém uma boa relação faz com que o tempo de trabalho seja mais prazeroso!

Ter uma equipe de logística é fundamental para sua empresa

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido como é importante fazer uma boa formação de equipe na logística, certo? 

Então, que tal aprender mais sobre os melhores equipamentos para o setor e também como as atividades logísticas evoluíram nos últimos anos? 

Tudo isso e muito mais você encontra lá no blog da Equipacenter! Clique e acesse mais conteúdos que vão te ajudar na sua rotina de trabalho!

Compartilhe:
Você também pode gostar

Deixe um comentário