6 livros sobre logística indispensáveis para profissionais da área

livro sobre logistica
8 minutos para ler
Compartilhe:

Quem trabalha no segmento logístico sabe que os processos e técnicas para execução de trabalho estão sempre passando por mudanças para se tornarem mais eficientes, sustentáveis, econômicos e ágeis.

Por conta dessa natureza cheia de mudanças, a logística é um dos assuntos mais estudados por autores que abordam o universo corporativo em suas obras. 

Existem diversos livros de logística que ajudam os profissionais a enriquecer sua bagagem de conhecimentos, tanto as mais técnicas quanto as mais, digamos, gerais, que orbitam a realidade empresarial como um todo.

Quer conhecer alguns bons livros de logística e como eles podem ajudar quem trabalha neste setor? Veja uma completa lista de obras selecionadas para você. Boa leitura!

6 livros de logística que todo profissional deveria ler 

Veja abaixo 6 obras indispensáveis para os profissionais do setor logístico. Recomendamos que você reserve um tempo na sua agenda para lê-las.

1. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/ Logística Empresarial (Ronald H. Ballou)

livro logística

Ronald Ballou é um dos teóricos pioneiros da Logística Empresarial e sua obra é considerada indispensável para estudantes e profissionais da área pois oferece conhecimentos que extrapolam o campo teórico.  

O livro é recheado de exemplos de aplicação das teorias, traz situações problemas e consegue ilustrar muito bem os desafios da rotina e os gargalos enfrentados pelo profissional que opera no setor logístico. 

Um dos grandes destaques do livro é seu caráter didático. O autor ensina como fazer cálculos e quais são as chaves para aplicar melhorias na logística, tudo na prática. 

Se você deseja ler essa obra, prepare o papel, o lápis e a borracha: além de uma excelente carga teórica, o livro é cheio de exercícios para testar os conhecimentos. 

2. Kanban – Simplicidade do Controle de Produção (Reinaldo A. Moura)

Kanban - Simplicidade do Controle de Produção (Reinaldo A. Moura)

A obra de Reinaldo Moura é um livro sobre logística que já está no mercado há algumas décadas, mas ainda é considerado um livro de alto valor para os profissionais da logística (e de outros setores). 

Ao ler, você será capaz de entender melhor como funciona uma das técnicas de controle de produção mais utilizadas em todo o mundo, que é o Kanban.

A técnica consiste em distribuir tarefas em um quadro bem visual, onde toda a equipe consegue ter visibilidade sobre o status das operações, os fluxos logísticos e quem são os responsáveis por cada etapa.

Para quem precisa fazer uma gestão de estoque ágil e bem controlada, o Kanban é o caminho! 

Aproveite essa leitura não só para aprender como aplicar a técnica na sua rotina, mas também para conhecer a origem desse método.

O autor foi até o Japão – local onde o Kanban se originou – e conta como as indústrias do país, especialmente as montadoras automotivas, utilizavam a teoria para controlar suas atividades. 

3. O Sistema Toyota de Produção – Além da Produção em Larga Escala (Taiichi Ohno)

O Sistema Toyota de Produção - Além da Produção em Larga Escala (Taiichi Ohno)

O Japão é um dos países que mais exportaram técnicas de produção e controle operacional e logístico. Além do Kanban, a metodologia Lean também surgiu por lá.

Essa técnica de produção foca na redução de desperdícios nas principais áreas que compõe a cadeia operacional de uma empresa e ficou conhecida também como Sistema Toyota de Produção. 

O livro de Taiichi conta justamente como surgiu a metodologia Lean e como ela foi aplicada pela Toyota após a segunda guerra mundial. 

Além desse caráter, digamos, histórico, a obra também faz uma transposição da técnica para realidade de outros setores e ensina como a metodologia pode ser também uma forma de controle de processos e otimização de custos. 

4. Distribuição Lean – A abordagem enxuta aplicada à distribuição, logística e cadeia de suprimentos (Kirk. D Zylstra)

Distribuição Lean - A abordagem enxuta aplicada à distribuição, logística e cadeia de suprimentos (Kirk. D Zylstra)

O livro de Kirk Zylstra desdobra o método toyotista de produção e seus pilares e dá enfoque em como aplicá-los na cadeia de suprimentos empresarial. 

O recorte aprofundado no setor logístico auxilia na compreensão desse método e como ele pode ser utilizado para controlar as operações, reduzir custos, otimizar processos e gerar melhorias para a empresa.

catálogo equipacenter 2023

5. Logística e Operações Globais: textos e casos (Philippe-Pierre Dornier, Ricardo Ernst, Michel Fender e Panos Kouvelis)

Logística e Operações Globais: textos e casos (Philippe-Pierre Dornier, Ricardo Ernst, Michel Fender e Panos Kouvelis)

Como o nome já indica, este livro sobre logística traz exemplos reais para ilustrar teorias e conhecimentos. 

Por meio de situações problemas vivenciadas por grandes empresas, os autores apresentam soluções e debatem sobre formas de evitar desafios e, claro, como superá-los quando eles aparecem na rotina do profissional do setor logístico. 

Vale a pena fazer a leitura para compreender como os desafios surgem na rotina empresarial.

Apesar de apresentar situações vividas fora do Brasil, muitas das histórias contadas na obra relatam dores que também acontecem nas empresas por aqui. 

6. A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (Brad Stone)

A loja de tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon (Brad Stone)

O livro de Brad Stone é uma leitura fácil, daquelas em que você aprende enquanto se diverte.

Diferente das demais obras citadas aqui, essa tem caráter menos técnico e deposita seus esforços em contar a trajetória da Amazon, gigante do comércio eletrônico varejista. 

A Loja de Tudo é um livro para se inspirar, conhecer mais sobre a mentalidade de Jeff Bezos (fundador da Amazon e considerado um dos expoentes do comércio mundial) e entender como a Amazon opera uma estrutura gigantesca, com diversos armazéns, processos logísticos, de transporte e controle de estoque.

Por que a leitura técnica é importante para os profissionais e gestores de logística?

Se você já fez faculdade e cursos especializados em logística, é provável que você esteja se perguntando algo como “mas por que gastar tempo com livros de logística se eu já aprendi o principal?”

A resposta é bem simples: porque ler sempre te oferece novas perspectivas e conhecimentos.

Por mais que você tenha feito excelentes programas de ensino, existem diversas obras (que você vai descobrir a seguir) que enriquecem sua formação ao oferecer assuntos mais técnicos, aprofundados e que conseguem mesclar informações com opiniões e análises de cenário.

E não se esqueça de algo muito importante para sua carreira, que é a bagagem cultural e técnica.

Conforme você faz leituras (sobre logística ou não), seus conhecimentos se expandem, sua comunicação se torna melhor e você pode descobrir novidades que podem ser aplicados na sua rotina e, quem sabe, fazer a diferença na sua realidade profissional. 

Resumindo: os livros técnicos de logística oferecem novidades sobre o setor, te colocam em contato com opiniões e visões de especialistas que são referências na área e permite que você conhece técnicas e informações que não estiveram presentes na grade curricular da sua faculdade ou curso de especialização.

Também não se esqueça que a logística é um processo presente no mundo inteiro e cada canto do planeta tem suas particularidades que impactam no desenvolvimento dos processos logísticos. 

Portanto, fazer leituras sobre o assunto permite também que você entenda melhor sua profissão e como ela é executada ao redor do mundo!

Como baixar livros de logística grátis?

Listamos acima 6 livros de logística para você começar, porém, se você já leu todos da nossa lista ou está em busca de mais obras, saiba que a internet é uma grande aliada.

Uma rápida pesquisa no Google usando termos como “livro de logística para download” irá apresentar uma série de páginas que oferecem formas de baixar obras importantíssimas para seus estudos.

Sites como o InfoLivros oferecem conteúdos de qualidade para quem deseja aprofundar conhecimentos em diversas áreas, incluíndo a gestão empresarial e a logística. Que tal começar com uma lista de 25 obras em PDF? Basta clicar aqui.

Construa uma base intelectual forte

A logística é um setor técnico que exige profissionais preparados, conhecimentos atualizados e muita disposição para aprender. 

Quem se interessa pelas leituras da área e reserva um momento do dia para se aprofundar neste setor tem mais chances de construir uma base intelectual forte, que é indispensável para ter sucesso na rotina de trabalho e, claro, crescer cada vez mais no setor.

Não perca mais tempo e comece a montar sua lista de livros sobre logística hoje mesmo! Enquanto não começa, que tal conhecer outros temas importantes para sua rotina de trabalho?

Acesse a categoria de Logística em nosso blog e fique por dentro de novidades e tendências de logística.

Compartilhe:
Você também pode gostar

Deixe um comentário