Picking e Packing: O que é, Diferenças e Métodos mais utilizados
Você sabe o que é Picking e Packing?
Se você trabalha no varejo de produtos, sabe o quão grande é o esforço necessário para a aplicação de estratégias de venda, comunicação e fidelização do cliente, como também, o quão longo é o processo entre a confirmação de compra e entrega na casa do cliente.
Porém, toda essa energia investida pode ser em vão se o produto adquirido não é entregue como solicitado e/ou com avarias.
Muito além de gerar frustração no consumidor, é grande a possibilidade deste não realizar novas aquisições com o mesmo fornecedor pela má experiência de compra e até mesmo influenciar negativamente outros consumidores.
E é aqui que entram os processos de Picking e Packing que, juntos, garantem a integridade do produto, sua entrega como solicitado e satisfação do cliente.
Nesse artigo, abordaremos mais a fundo o que são esses processos, como também traremos dicas de como aplicá-los de forma eficiente.
Você vai descobrir neste artigo:
Afinal, o que é picking e packing?
Picking e Packing é o processo de separação e entrega do produto ao consumidor final, como solicitado por ele.
Apesar de tratarem de conceitos e aplicações diferentes, essas duas técnicas de logística se complementam e são essenciais para a garantia de operação bem sucedida e economia de gasto com transporte, armazenamento e troca de produtos.
O que é picking?
Picking pode ser entendido como a preparação do produto para ser entregue ao cliente, após a compra.
Nele, estão as primeiras etapas do processo logístico ao retirar o bem adquirido do armazém e separá-lo para a o packing, que veremos mais adiante.
Todas as etapas envolvidas nesse processo necessitam ser precisas, ágeis e realizadas com todo cuidado, afinal, após confirmar a compra e estipular prazo de entrega, é gerada expectativa no consumidor para o recebimento da compra.
E não há nada mais frustrante no processo de compra que receber produto errado, atrasado, ou com defeito por mal manuseio, não é mesmo?
Por isso, a satisfação e fidelização do cliente precisam ser levadas em consideração também neste momento.
Diversas empresas investem em softwares para picking, como também em equipamentos que garantem uma logística de qualidade, como empilhadeiras e paleteiras.
Realizada a etapa de picking, por meio de alguns métodos que mostraremos a seguir, o produto é transferido para a etapa de packing, que veremos mais à frente.
5 principais tipos de picking
Existem algumas maneiras de realizar o picking com mais eficiência, dependendo da necessidade de cada entrega e porte da empresa.
Abaixo, listamos 5 principais tipo de picking:
1. Picking discreto
Começamos pelo processo mais simples do picking: o Discreto.
Nesse método, a separação do produto acontece por uma única pessoa, sem intermédio de terceiros, que retira o material do armazém e faz todas as checagens e preparações do produto, como coleta de nota fiscal, revisão e liberação para envio.
É um método muito utilizado em empresas de pequeno porte, ou então por negócios que oferecem entrega rápida, ou no mesmo dia, como os de delivery.
2. Picking por área, departamento ou zona
Por sua vez, esse método é bastante utilizado por empresas com um grande volume de estoque e alta demanda de pedidos.
A ideia deste método é ter uma pessoa, ou equipe responsável por separar produtos de uma classificação específica (área, departamento ou zona), ou então por SKU (Sigla em inglês para Stock Keeping Unit, que trata-se de um código de controle de entradas e saídas).
Por exemplo:
Em uma loja de roupas, uma equipe é responsável por separar as peças masculinas, outra equipe as femininas e uma terceira as infantis.
Após cada colaborador, ou equipe, separar o produto respectivo da sua área e fazer a checagem (que é recomendado ser feita por mais de uma pessoa), é passado adiante para juntar aos demais itens do pedido.
3. Picking por lote
Nesse modo, indicado para pequenas e médias empresas, os produtos são agrupados por lotes, e existe um colaborador responsável por pedidos daquele produto.
Após acumular alguns pedidos que contenham o mesmo produto, o colaborador retira do lote apenas a quantidade necessária para o envio.
É um método que requer bastante organização dos pedidos, distribuindo corretamente para os colaboradores responsáveis, porém, quando aplicado da maneira correta, gera ganhos de produtividade e tempo de locomoção.
4. Picking por onda
O picking por onda é muito semelhante ao por área, departamento ou zona, com a diferença de ser temporário.
A ideia desse processo é cada colaborador ficar responsável por um único produto e vários funcionários responsáveis por um único pedido.
Assim, para cada pedido, há vários funcionários responsáveis por ele, porém, com foco em produto específico, porém, de forma temporária.
É um método muito utilizado por em tempos de grande saída de produtos, como em grandes promoções ou queima de estoques.
5. Bucket Brigades
Esse método é semelhante a uma linha de produção.
A ideia é gerar uma sucessão de tarefas para não causar sobrecarga sobre um único funcionário ou equipamento.
Sendo assim, após finalizar uma tarefa, o colaborador passa o produto para a próxima etapa, que será concluída por um outro funcionário.
Por exemplo:
Um funcionário é responsável por retirar o produto do estoque, que passa para um próximo verificar se o produto corresponde às especificações do pedido, que passa para um terceiro entregar para o packing.
Assim, existem mais de um operador por pedido e por etapa de separação.
O que é packing?
O packing, por sua vez, corresponde ao processo de empacotamento e acondicionamento do produto para o envio ao cliente final.
É uma etapa tão importante quanto o picking, já que nela o produto será embalado de forma a garantir sua segurança, tanto para não sofrer danos físicos, como para assegurar a não-violação de embalagem ao realizar o extravio.
No processo de packing, também estão incluídas ações como:
- Seleção do tipo de embalagem e empacotamento para a unitizar a entrega de vários produtos de uma mesma compra;
- Checagem final de modelo, quantidade, peso, cubagem e/ou peso volumétrico, garantindo os requisitos necessários para a entrega de alta precisão;
- Rotulação para expedição, com informações de entrega, número de referência do pedido, bem como código de barra para rastreamento do produto;
- Montagem de paletas, que inclui o empacotamento com filme esticável e/ou cintas, com também etiquetação da entrega.
E, assim como no processo de picking, implantar equipamentos que facilitem o processo de packing torna toda operação mais eficiente e eficaz.
4 dicas para fazer picking e o packing funcionarem melhor juntos
Como dissemos no início, esses dois processos precisam caminhar juntos. Por isso, separamos algumas dicas para estas técnicas serem executadas juntas, da melhor forma.
1. Colete dados importantes
Dados são sempre essenciais para tomada de decisões coerentes.
Por isso, ao chegar qualquer produto no armazém, colete todas as informações importantes deles: tamanho, peso, lote, data de validade, quantidade por caixa, dentre outros dados relevantes.
Com esses dados em mãos, o processo do packing se torna muito mais assertivo, empacotando da maneira correta para manuseio e transporte, bem como aplicando treinamentos específicos para a equipe que executará tal tarefa.
2. Entenda os processos necessários
Pode parecer estranho, mas diversos profissionais responsáveis pelo picking e packing não sabem como os processos acontecem.
Por isso, esteja inteirado com os passos necessários para a boa execução destas atividades.
Utilizando os dados coletados ao armazenar os produtos, que citamos no tópico anterior,
entenda como e quais materiais são necessários para o empacotamento (plástico bolha, caixas, isopor…) logo que pode variar conforme a necessidade.
Assim, os processos de picking e packing terão uma lógica mais concreta por trás e funcionarão da melhor forma possível.
3. Defina um bom local para o packing
Lembre-se que picking e packing são processos complementares, logo, os locais de execução de cada um necessitam estar próximos um ao outro.
Executar o packing longe do picking demanda um maior tempo de deslocamento e, por consequência, menor produtividade.
4. Invista em equipamentos de logística de qualidade
E por falar em locomoção, o transporte de produtos necessita ser realizado com grande cuidado.
Ao locomover produtos de forma indevida, gera grande risco de comprometimento de sua integridade, logo, investir em bons equipamentos de logística é essencial para prevenção de tais riscos.
Duas excelentes opções de ferramentas de logística é utilizar empilhadeiras e paleteiras de boa qualidade, que garantem total estabilidade na locomoção de produtos e lotes.
4 vantagens de implementar um bom processo de picking e packing
Veja algumas das principais vantagens da boa implementação de picking e packing:
1. Melhora a gestão de tempo
Assim como em todo varejo, implementar processos garante uma padronização de entrega ao cliente final.
O picking e packing, em resumo, traz exatamente esse benefício e, com processos funcionais, cada atividade se torna mais efetiva e eficaz, reduzindo o tempo gasto em cada etapa e melhorando a gestão de tempo.
2. Evita desperdícios
Nessa mesma linha de raciocínio, implementando tais técnicas, os desperdícios serão menores e mais calculados.
E lembrando que quando falamos em desperdícios, não nos referimos apenas a insumos, mas também à tempo, uma das maiores e mais valiosas moeda de troca da atualidade.
3. Mais faturamento
Em contrapartida, se reduz os desperdícios, aumenta o faturamento.
Com processos mais eficazes, a taxa de devolutiva e troca de produtos é reduzida e, assim, todos os gastos envolvidos na operação são reduzidos.
Logo, o faturamento se torna maior com ações mais assertivas e otimizadas.
4. Consolida a confiança com o cliente
Apesar de o cliente final não acompanhar de perto todo o processo de picking e packing, no fim, será ele quem receberá o produto em casa.
E como ficará a confiança do mesmo se o que foi combinado com o comprador não for cumprido?
Por isso, aplicar tais processos têm um reflexo que vai muito além da funcionalidade de retirada do produto do armazém e extravio do mesmo.
Por que o picking e o packing impactam a experiência do cliente?
Todo o processo de convencimento do consumidor na compra de determinado produto implica em gerar alguma expectativa, logo que a aquisição de qualquer bem, em resumo, está atrelada a sanar alguma necessidade.
Desta forma, o consumidor que está convicto de que o produto adquirido é o ideal para as suas precisões, espera ter uma boa experiência com o mesmo, e isso começa já na confirmação do pedido.
Quem nunca ficou ansioso pela chegada de uma mercadoria, verificando várias vezes ao dia o rastreio do produto para saber se a mesma já passou para a próxima etapa do processo de entrega?
E, após gerar tanta expectativa, por vezes investindo suas economias na compra de um bem, acreditando que este solucionará seus problemas, o mesmo chega fora de prazo, ou ainda pior, com a embalagem violada ou com o produto danificado pelo mau processo logístico.
Toda a expectativa é imediatamente transformada em frustração.
No lugar de receber um bem que resolveria uma necessidade, o cliente acaba recebendo um novo problema, logo que será necessário realizar a troca, e esperar mais um tempo para que esteja com o produto novo em mãos.
E, claro, o produto pode ser trocado, porém, nem sempre a confiança na empresa pode ser restabelecida…
Por isso, pensar em processos logísticos funcionais, como o picking e packing, impactam diretamente na percepção do consumidor final à empresa vendedora.
Porém, se por um lado o “não pensar” em estratégias de picking e packing gera grande risco de frustração e arrependimento de compra, por outro, quando bem implantado, e de forma inovadora, as expectativas são superadas.
O que poderia ser apenas mais uma entrega, se torna uma experiência de encanto.
Um bom exemplo disso são empresas que utilizam de embalagens personalizadas, com uma linguagem acolhedora, indo muito além das informações de entrega padrão, conversando diretamente com o cliente.
E essa é uma tática comprovada em números. Segundo um levantamento realizado pela Two Sides Brasil, 74% dos consumidores alegam que a embalagem influencia na decisão de compra.
Lembre-se sempre que o produto recebido pelo cliente é um ponto de contato da empresa com ele, que está, literalmente, abrindo sua casa ou empresa para recebê-la.
Aproveite esse convite de boas-vindas, pense fora da caixa, e seja uma visita amigável.
Com toda certeza isso irá gerar uma boa impressão e confiança para aquisição de novos bens.
Gestão inteligente de processos
Agora que você conhece todos os processos de picking e packing e seus benefícios, chegou o momento de analisar quais modelos fazem mais sentido para o seu negócio e implementá-los.
Não se esqueça que os resultados desses processos vão muito além da organização (essencial) dos fluxos do armazém, e que refletem diretamente na percepção do consumidor sobre o seu negócio.
E se você quer saber mais sobre processos eficientes de logística, não deixe de conferir nosso guia completo sobre logística de supermercado para reduzir custos.