Armazém Verticalizado: Por que e Como implementar para otimizar estoque

armazém verticalizado
6 minutos para ler
Compartilhe:

É fato: para gerar resultados, as empresas precisam estar atentas às oportunidades de crescimento e de reaproveitamento de recursos. 

Com o metro quadrado cada vez mais custoso, esse olhar se torna ainda mais necessário, afinal é preciso otimizar o estoque com os recursos e a estrutura que já existem “em casa”. 

Investir em um armazém verticalizado é uma ótima alternativa para estocar os produtos, poupar espaço e aumentar a eficiência da logística de uma empresa.

Quer entender ainda mais detalhes sobre a verticalização do estoque?

Leia este artigo até o final e confira algumas dicas estratégicas para adotar ou aprimorar esse sistema no seu negócio e reduzir custos. 

Por que implementar o armazém verticalizado pode ser vantajoso 

Um dos grandes desafios da área de logística de qualquer empresa é adequar o espaço disponível ao volume de produtos a serem armazenados. 

Quanto mais cresce, mais a empresa precisa adaptar o estoque e é aí que o investimento no armazém verticalizado faz toda a diferença. 

Veja o exemplo abaixo:

Se o estoque está horizontalizado, o operador consegue guardar apenas um item em cada local, sem contar que as manobras neste espaço ficam completamente limitadas. 

Com a armazenagem vertical, porém, é possível instalar prateleiras industriais e empilhar diversos tipos de produtos sem ocupar espaço no térreo. 

A partir desse novo layout, portanto, você consegue guardar os produtos de forma adequada e, como consequência, despachá-los de maneira mais eficiente. 

Com apenas uma mudança você assegura, pelo menos, 5 vantagens:

  • Redução de custos e perdas;
  • Otimização do espaço;
  • Processos agilizados;
  • Maior organização;
  • Melhor gestão.

Mas não é só isso. 

A verticalização do estoque também é uma ótima estratégia para evitar erros. 

Segundo um relatório da McKinsey feito em 2017, as perdas geradas por falhas na gestão de estoque geram um custo anual de US$ 1,1 trilhão no varejo ao redor do mundo.

É realmente muito dinheiro!  

4 dicas para implementar o armazém verticalizado

verticalização de estoque

Agora que você entendeu a importância de verticalizar o seu estoque, veja as principais dicas para adotar esse sistema na sua empresa e tornar a logística ainda mais acessível.

1) Fique atento ao giro de produtos

Instaladas as prateleiras verticais, é fundamental fazer uma boa gestão do giro de produtos.

Ou seja: gerir as caixas ou produtos que possuem maior saída e colocá-las em locais mais acessíveis ou próximos às áreas de escoamento. 

Já os produtos que levam mais tempo para rodar, podem ficar em acessos mais difíceis, afinal não serão todos os dias que os manuseadores terão que recorrer a eles. 

catálogo equipacenter 2023

Produtos mais leves ou frágeis também podem ser alocados em prateleiras mais distantes a ou sem tanta acessibilidade para evitar acidentes. 

Preste atenção, também, nas mercadorias que carecem de atenção especial, como lugares mais secos, úmidos, ventilados e protegidos do sol. 

Você pode se interessar: Picking e Packing: O Que é, Diferenças e Métodos Mais Utilizados

2) Invista em um software de gestão de estoque

Uma forma de acelerar ainda mais a eficiência do seu estoque verticalizado é o investimento em um software para gerir o armazém. 

Além de ajudar você a informatizar a etapa e ter total acesso do que entra e do que sai, ele ajuda a integrar a área de logística com o setor de compras e o caixa, por exemplo. 

Na prática, um software intuitivo de gestão de estoque também ajuda o setor a evitar transtornos como a colmeia, problema comum que acontece em alguns estoques. 

Considerado um dos erros mais clássicos do sistema de estocagem, a colmeia acontece quando os operadores utilizam apenas a parte da frente de uma prateleira para agilizar a demanda, deixando as áreas mais ao fundo vazias. 

O problema é que esse hábito compromete justamente o que deveria ser o grande diferencial do armazém verticalizado. Ou seja: nem todo o espaço disponível das prateleiras está sendo aproveitado. 

Um programa de gestão de estoque, nesse momento, é capaz de identificar onde é possível alocar mais produtos e também prateleiras que já estão lotadas. 

3) Garanta na rotina bons equipamentos de movimentação de carga

De nada adianta você estruturar um bom armazém verticalizado se não conta com equipamentos eficientes para fazer a movimentação de carga. 

Esse investimento, acredite, é uma necessidade básica para você garantir agilidade, segurança e eficiência na sua logística. 

Vejamos no caso das empilhadeiras:

  • A empilhadeira semi elétrica é uma “mão na roda” para quem possui armazém verticalizado, pois ela permite o levantamento de carga de até 3 metros com total segurança. Esse tipo de equipamento também é indicado para empresas que precisam manusear cargas pesadas com o bônus de que a sua bateria é recarregável e dura até 8 horas. 
  • Já a empilhadeira manual hidráulica pode ser utilizada no apoio das operações de grandes empresas ou mesmo no dia a dia de pequenos e médios armazéns. Sua capacidade de até 2 toneladas pode levantar paletes e outras cargas a uma altura de 1,6 metro.
  • Por fim, a paleteira com balança ajuda a fazer a conferência precisa no recebimento das cargas e ainda oferece segurança no transporte com rodado duplo para a melhor distribuição da carga. 

Percebeu como o impacto positivo pode ser grande?

Esses são apenas alguns exemplos de equipamentos que facilitam a rotina e garantem um manuseio seguro e sem necessidade de cursos para operadores. 

Espaço melhor ocupado para um negócio mais eficiente 

A estruturação de um armazém verticalizado favorece consideravelmente a rotina de uma empresa que precisa de espaço para alocar cargas. 

Se você está interessado em melhorar a eficiência da sua logística, considere implementar esse sistema em seu negócio. 

Otimizar espaço, tempo e reduzir perdas são apenas algumas das vantagens, mas a principal delas é saber que mesmo com a sua empresa crescendo, você terá condições de abrigar todos os tipos de carga sem dores de cabeça ou obras no futuro. 

Gostou deste artigo? 

Não deixe de conferir todos os nossos produtos da linha de movimentação e obtenha ainda mais ideias para otimizar o seu armazém.

Você também pode solicitar um orçamento de um dos nossos equipamentos ou, caso tenha alguma dúvida sobre armazém verticalizado, entrar em contato. 

Teremos o maior prazer em ajudá-lo. 

Compartilhe:
Você também pode gostar

Deixe um comentário