8 ferramentas de ótimo custo-benefício para Agricultura Familiar

ferramentas para agricultura familiar
8 minutos para ler
Compartilhe:

Que o trabalho no campo exige uma dedicação intensa, envolvendo horas e mais horas de produção, inclusive aos fins de semana, não é novidade para ninguém.

Nesse contexto, um detalhe que pode facilitar a rotina e a qualidade de vida dos trabalhadores do campo é o uso de máquinas e acessórios de qualidade. 

Neste artigo, reunimos 8 ferramentas para a agricultura familiar que otimizam o trabalho e permitem que os produtores rurais tenham mais tempo livre para se dedicar às atividades de descanso com suas famílias.

8 ferramentas para ajudar a rotina da Agricultura Familiar

1. Máquina de costurar sacos

As máquinas de costurar sacos vieram para mudar um método antigo, quando se costurava à mão, e traz hoje a possibilidade de costurar até 2 mil sacos por dia. 

Esse equipamento é uma das ferramentas para agricultura familiar que agiliza um processo de grande importância para manter grãos estocados com qualidade e protegidos, além de garantir um transporte sem desperdícios.

No mercado, hoje, existem diferentes perfis de máquinas, que atendem pequenas e grandes propriedades, como:

  • Portáteis: costuram entre 1 mil e 2 mil sacos por dia;
  • Fixas: mais robustas, têm capacidade de costurar materiais mais resistentes. 

Mas as vantagens não param por aí. 

Um dos principais benefícios de adquirir uma máquina para costurar sacos é a qualidade de armazenagem. 

Isso porque a costura automatizada reduz as chances de os sacos abrirem durante a estocagem ou transporte, e, de quebra, transmite uma imagem mais profissional e cuidadosa da sua produção.

Em resumo, evita o desperdício na produção e reduz o esforço desnecessário na mão de obra. 

Veja também: As 4 Melhores Máquinas de Costurar Sacos (Análise Completa)

2. Medidor de umidade de grãos

Monitorar a umidade dos grãos é de extrema importância durante todo o processo de colheita, armazenagem e entrega do produto final. 

Quando muito úmidos, podem estragar com mais rapidez. 

Quando secos, ficam quebradiços e, por consequência, perdem o seu valor nutricional. 

Os medidores de umidade são equipamentos capazes de analisar até 130 tipos de grãos e ajudam o agricultor a tomar a decisão certa sobre o momento ideal para colher e escoar a safra.

Conhecer o percentual de umidade no momento da colheita, portanto, permite um melhor planejamento e redução dos custos e desperdícios de grãos como milho soja, café, trigo, entre outros. 

Importante lembrar que o medidor de umidade é metálico – ou seja, é resistente para o uso no campo e no laboratório -, fácil de manusear e dispensa gastos anuais com calibração. 

3. Calador

Os Caladores são utilizados para coletar amostras de grãos e destiná-las para a classificação e análise. 

Indicado para o recolhimento de amostras em big bags, sacarias e caminhões, o equipamento ajuda o produtor a obter um melhor controle da qualidade nos processos de recebimento e armazenagem de carga. 

O mercado, hoje, oferece modelos para os diferentes tipos de necessidade, como Caladores para Sacaria de Soja, Café, Trigo, Milho, Trevo, Panicum, Milho, entre outros.

4. Quarteador de cereais

O Quarteador de cereais é indicado para dividir e reduzir amostras de grãos ou cereais, como soja, trigo, milho, entre outros. 

Trata-se de uma das ferramentas para agricultura familiar que facilita a rotina de quem precisa enviar amostras com frequência. 

Mas por que esse processo de divisão de grãos é importante?

Porque quanto mais homogêneos eles forem, melhor será a avaliação de procedência desses grãos, por isso a importância de ter um equipamento que cumpra esse papel. 

5. Balança de PH

O uso de uma Balança de PH em um medidor de umidade de grãos proporciona o maior controle de qualidade e a padronização da produção. 

Elas mostram resultados confiáveis em poucos segundos, analisando o percentual de umidade e PH de mais de 130 produtos grãos, farelos e farinhas.

catálogo equipacenter 2023

Para se ter uma ideia, em uma mesma análise, você obtém os resultados de umidade, peso hectolitro, peso da amostra e temperatura. 

Todos esses resultados ficam salvos na memória e, quando o equipamento é conectado a um computador, pode gerar relatórios e imprimi-los. 

6. GPS Agrícola

O GPS agrícola é um recurso tecnológico, prático e uma das tecnologias mais estratégicas da Agricultura de Precisão.

Trata-se de um sistema inteligente de localização que ajuda os agricultores a reduzir expressivamente os desperdícios e aumentar os resultados da safra. 

Mas quais são as funcionalidades do GPS Agrícola na prática?

  • Permite ao produtor coletar informações geoespaciais sobre o solo, as plantas e as pragas;
  • Evita caminhos repetidos na hora de aplicar produtos;
  • Ajuda a localizar máquinas;
  • Ajuda a tornar o gerenciamento da produção agrícola muito mais eficiente;
  • Substitui o achismo por informações baseadas em dados. 

Ou seja: 

A partir da elaboração de mapas detalhados da lavoura, esse equipamento auxilia os produtores a tomar decisões mais assertivas sobre as áreas de plantio. 

Importante salientar que o GPS Agrícola é muito fácil e intuitivo de usar e instalar e é isenta de mensalidades. 

Veja também: GPS Farmpro PRO 7 ou MAX 7: Entenda as Diferenças

7. Banco de trator

Pode parecer um simples detalhe, mas investir em um banco para trator é a garantia de maior conforto, resistência, saúde e produtividade para o agricultor. 

Além de evitar dores na coluna e diagnósticos mais complexos a longo prazo, esse equipamento permite que o produtor faça turnos maiores sem dores ou desconfortos. 

Na hora de escolher o banco, porém, é muito importante optar por um modelo que seja compatível com todas as marcas de trator e, principalmente, que ofereça assento ergonômico com molas duplas e amortecedor. 

É essa tecnologia que ajuda a manter as costas firmes e garante mais estabilidade para o motorista. 

8. Propulsora pneumática para graxa

O uso de uma Propulsora Pneumática para Graxa é indicada para os produtores que precisam engraxar seus veículos e equipamentos com agilidade. 

Além de auxiliar na manutenção das máquinas, essa tecnologia é capaz de realizar o serviço sem deixar sujeira, o que facilita (e muito!) a rotina do agricultor. 

Com uma mangueira de até 4 metros, o deslocamento também fica mais fácil e ajuda o operador na aplicação do lubrificante.

Na Equipacenter, temos modelos de 12kg, 20 kg e 30 kg. 

Todos são extremamente fáceis de manusear e não levam mais que 10 minutos pra realizar a instalação. 

Agricultura familiar facilitada e mais rentável com ferramentas de qualidade

Como você pode ver,  para garantir o bom funcionamento da propriedade, é preciso investir em ferramentas para agricultura familiar reconhecidas no mercado que assegurem a qualidade em todas as suas funcionalidades. 

Essa é a hora que o custo-benefício precisa, mais do que nunca, ser considerado, afinal é a sua qualidade de vida que também está em jogo. 

Antes de focar no preço, veja quais são as marcas que estão ativas no mercado, busque avaliações e recomendações de colegas e certifique-se de que a revendedora é de confiança.

Hoje a Equipacenter oferece mais de 100 opções de máquinas e tem na bagagem mais de 7 mil clientes atendidos em todo o Brasil.

Nomes como BMW, Scania, Globo, WEG, Latam, Azul, JBS e Pepsico já adquiriram produtos com a empresa, assim com pequenos negócios que são atendidos com a mesma atenção e seriedade.

Se interessou por alguma das 8 ferramentas para agricultura familiar citadas neste artigo?

Entre em contato com a Equipacenter, tire suas dúvidas e peça o seu orçamento. 

Entregamos o equipamento para todo o Brasil e prestamos assistência de instalação personalizada

Se você quiser conhecer outras ferramentas, acesse também Tecnologia Na Agricultura: Inovações, Vantagens e O Que Vem Por Aí

Compartilhe:
Você também pode gostar

Deixe um comentário