Social Icons

Aperte ESC para fechar

Empilhadeira Semi Elétrica: Como funciona e 5 melhores marcas

Equipacenter por Equipacenter
4 minutos para ler
Compartilhe:

Quando se trabalha nos setores de logística e armazenagem, é impossível não associar tais áreas à empilhadeiras semi elétricas.

Essa ferramenta é essencial para o bom funcionamento da alocação e movimentação de mercadorias.

Porém, você sabe como funciona e quais os modelos de empilhadeiras que melhor se enquadram no seu negócio?

Nesse artigo, vamos te inteirar sobre tudo o que precisa saber sobre o assunto. Acompanhe.

Para quem é indicada a empilhadeira semi elétrica?

A empilhadeira semi elétrica é indicada para toda empresa que possui o processo de armazenagem e logística interna.

E isso vai desde grandes empreendimentos, com alta rotatividade de itens e venda de produtos de grande volume unitário, como de pequenos e médios negócios, que também realizam o processo de logística interna.

Sendo assim, a empilhadeira semi elétrica se enquadra perfeitamente às necessidades de armazéns, depósitos, supermercados, fábricas e indústrias.

A utilização da empilhadeira semi elétrica facilita a armazenagem de produtos e mercadorias, além de carregar e descarregar caminhões, o que evita alguns dos principais gargalos logísticos dentro da empresa.

Como funciona uma empilhadeira semi elétrica?

A melhor parte da empilhadeira semi elétrica está em seu manuseio extremamente simples.

A ferramenta funciona da seguinte forma:

Ao ligar, a empilhadeira acende as luzes do painel indicando o nível de bateria e a quantidade de horas já trabalhadas com o equipamento.

A movimentação, por sua vez, também não apresenta nenhuma dificuldade de gerenciamento, sendo puxada ou empurrada por uma haste.

No painel, existem dois botões: subir e descer.

O único requisito para utilizar a empilhadeira é organizar as mercadorias em cima de um palete, para poder realizar a atividade de movimentação vertical.

Feito isso, basta posicionar os garfos da empilhadeira embaixo do palete (que também podem ser ajustados, o que possibilita a utilização de paletes de diversos tamanhos) e dar o comando de subida ou descida, conforme a necessidade.

As duas grandes vantagens de se adotar a empilhadeira semi elétrica ao cotidiano de qualquer empresa está em, além de ter um tamanho compacto, o que permite operações até mesmo em corredores e espaços estreitos.

A segunda vantagem é a da não necessidade de curso para operação da mesma.

5 melhores modelos de empilhadeira semi elétrica

Mas, afinal, qual o melhor modelo de empilhadeira semi elétrica para sua empresa?

Abaixo, separamos 5 modelos para você entender qual se enquadra às suas necessidades.

1. Bremen

empilhadeira-semi-eletrica

A empilhadeira Bremen é ideal para carregar e descarregar caminhões e movimentar, em pequenos espaços, mercadorias em depósitos e armazéns, alcançando até três metros de altura.

Além de possuir um sistema simplificado de movimentação, o que facilita o cotidiano da empresa, tem uma bateria recarregável, que dura até oito horas, sendo ideal para uma jornada diária de trabalho.

A empilhadeira Bremen possui três categorias: 1.000 kg, 1.500 kg e 2.000 kg.

Todas podem ser encontradas no site da Equipacenter.

2. Paletrans

A empilhadeira semi elétrica da Paletrans, por sua vez, possui menor variedade de categorias de peso, atendendo apenas até a categoria de 1.500 kg.

Porém, também facilita todo o processo logístico interno, não necessitando do esforço físico do operador, além de possuir uma altura de operação de até 3,4 metros.

O diferencial desta empilhadeira é a sua fabricação inteiramente nacional, possuindo uma enorme rede de assistência técnica em todo o Brasil, além de possuir peças de reposição de baixo custo e grande disponibilidade das mesmas no mercado.

3. Zetec

Além das características já apresentadas nos modelos anteriores, as empilhadeiras Zetec oferecem também a opção de customização para necessidades específicas de cada empresa.

No site da marca é possível conferir tais customizações, além de vídeos de seu funcionamento.

4. Tander

O modelo Tander possui uma capacidade de até 1.500 kg, garfos ajustáveis e tensão de 220v.

Seu funcionamento também é bem simples e requer apenas pequenas movimentações da alavanca de controle.

5. Bovenau

Já o modelo Bovenau é uma verdadeira mistura de praticidade, tecnologia, eficiência e ergonomia.

Possui um design moderno que proporciona muita agilidade no cotidiano.

Seu painel de controle é muito semelhante aos dos modelos que já apresentamos aqui, contando também com garfos ajustáveis, altura de 3 metros e bateria recarregável.

6 vantagens de utilizar uma empilhadeira semi elétrica

Se você ainda tem dúvidas dos benefícios da utilização de empilhadeiras elétricas na boa gestão da logística interna, apresentamos, a seguir, 6 vantagens que esta ferramenta apresenta.

1. Manutenção simplificada

E quando o equipamento quebra? É sempre uma dor de cabeça até voltar do conserto, que pode demorar, não é verdade?

Essa é uma das grandes vantagens da empilhadeira semi elétrica, logo que seu sistema simplificado não exige peças complexas, o que simboliza maior facilidade na hora da manutenção e preventiva.

2. Facilidade de operação

Pela grande facilidade de manuseio e simplificação do sistema de controle, não há a necessidade de cursos, grandes treinamentos ou qualificações para sua utilização.

Isso significa muito mais agilidade e facilidade no uso da empilhadeira no dia-a-dia da empresa.

3. Bom custo-benefício

Quando se leva em consideração o custo pela aquisição, os benefícios trazidos e o retorno imediato das empilhadeiras semi elétricas, fica evidente que só há vantagens na adoção desta ferramenta.

Isso é muito vantajoso principalmente para pequenos e médios negócios, viabilizando a modernização de seus equipamentos e processos, tornando tudo muito mais otimizado.

4. Agilidade

É inegável a necessidade de empilhadeiras em estoques e armazéns.

Porém, ficam muito evidentes as vantagens de se utilizar uma semi elétrica quando lembramos que a empilhadeira manual alcança, no máximo 2 metros de altura, enquanto a empilhadeira semi elétrica pode chegar até a 3,40 metros, dependendo do modelo.

Isso representa um menor esforço ao operador e muito mais agilidade, completando os processos de armazenagem de forma bem mais rápida.

5. Movimentações mais eficientes

É válido ressaltar a grande vantagem deste equipamento ser compacto, o que viabiliza a sua utilização em espaços reduzidos e estreitos, como em armazéns com corredores menores.

Tudo isso contribui com uma melhor circulação, diminuindo os gargalos logísticos internos.

6. Redução da poluição do meio-ambiente

Como o próprio nome sugere, ao contrário dos moledo de combustão, esse equipamento é movido à eletricidade, o que simboliza um menor impacto ambiental.

Além do mais, representa também um ambiente de trabalho mais saudável, logo que a redução da emissão de poluentes proporciona locais de trabalho mais salubres.

Qual a diferença entre empilhadeira e paleteira?

Em algumas partes do país, é muito comum a existência de uma certa confusão regionalista entre o que é empilhadeira e o que é paleteira. 

Porém, são termos diferentes que também remetem a equipamentos distintos.

Mas, você sabe qual é a diferença entre elas?

Empilhadeira

Empilhadeira-manual

A empilhadeira, como o nome sugere, tem como função “empilhar” cargas, produtos e mercadorias. 

Ou seja, sua função é, em suma, levantar e abaixar esses volumes, colocando-os ou realocando-os em seus devidos lugares de armazenamento e/ou transporte.

Paleteira

paleteira manual

As paleteiras, por sua vez, têm a função de movimentação de cargas nos paletes, ou seja, levam de um ponto a outro, sem fazer grandes elevações.

Podemos dizer, então, que são equipamentos diferentes, porém, que se complementam em suas funções.

Qual empilhadeira faz mais sentido para o seu negócio?

Afinal, como você pôde perceber, essa ferramenta é uma grande facilitadora da logística interna, uma aliada de mãos cheias.

Agora que você já conhece todas as vantagens e benefícios de se adotar uma empilhadeira na sua empresa, não perca tempo e adquira a sua no site da Equipacenter

Ainda com dúvidas de qual empilhadeira semi elétrica escolher?

Fale com a nossa equipe e receba a melhor recomendação técnicas para o seu negócio.

Compartilhe:

Categoria

Logística,

Última atualização janeiro 9, 2025

Sobre o Autor

Equipacenter

Hoje a Equipacenter oferece mais de 100 opções de máquinas e tem na bagagem mais de 7 mil clientes atendidos em todo o Brasil. Nomes como BMW, Scania, Globo, WEG, Latam, Azul, JBS e Pepsico já adquiriram produtos com a empresa, mas os pequenos negócios são atendidos com a mesma atenção e seriedade. Agricultores, borracharias e pequenas empresas de logística possuem contato direto com a nossa equipe que prioriza agilidade e atenção no atendimento e melhores condições de pagamento. A Equipacenter possui sede em Lajeado, mas suas fronteiras já extrapolaram todos os estados do Brasil.

Ver todos artigos

Deixe um comentário